A POLÍTICA E O ADVENTISTA

Por: Leônidas Verneque Guedes

Preparamos algumas citações da Bíblia e dos escritos de Ellen White sobre o assunto.

"Se bem que nossa "Pátria está nos céus, donde também esperamos o Salvador" (Filip. 3:20), estamos ainda no mundo e como parte integrante da sociedade humana, devemos partilhar com nosso semelhante certas responsabilidades nos problemas comuns da vida. "Os membros têm o dirento de votar se escolhem fazê-lo, mas a Igreja deve manter-se distante da política.

(A) Devemos sempre votar "do lado da temperança e da virtude." (B) Caso vote, "mantende secreto vosso voto. Não acheis ser vosso dever insistir com todo mundo para fazer como fazeis." (C) Devemos nos manter afastados das disputas e corrupção política.

Se a política fosse praticada "pura", não teríamos argumentos contra ela. Mas devemos concordar que a política, como geralmente conhecida, tornou-se um sinônimo para demagogia, um sistema de uso de influência pessoal, uma cobertura para cavilação (fraude), com os políticos tendo geralmente um desejo ardente pelo gabinete e suas vantagens e legisladores movidos por apenas um motivo, a perspectiva da reeleição. Review and Herald, 15 de julho de 1884. 11 de agosto de 1896.

"O Senhor quer que Seu povo enterre as questões políticas. Não podemos com segurança tomar parte em nenhum plano político. Deixai os assuntos políticos em paz. É um engano de vossa parte o ligar vossos interesses com qualquer partido político, dar o vosso voto com eles ou por eles." Obreiros Evangélicos, pág. 391-393.

Notem que não exclui o voto. Se votarmos, deve ser pelas qualidades do candidato não por causa do partido. Porém é evidente que as questões políticas não devem ser trazidas para nossas Igrejas, tampouco devem a fascinação, disputa e excitamento políticos absorver nosso tempo e atenção.

Não devemos votar em homens que irão empregar sua influência para reprimir a liberdade religiosa, pois assim fazendo, somos participantes nos pecados que eles cometem enquanto investidos desses cargos. Os cristãos não usarão distintivos políticos. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 475-484.

Amparados pelos princípios religiosos, podeis atingir qualquer altura que desejardes. Notem que o atingir qualquer altura deve estar amparada pelos princípios religiosos. Você pode ir na política até onde ela não afeta os princípios bíblicos, até onde não quebre nenhuma das doutrinas puras. Quando a política começa afetar minha vida espiritual, tenho que voltar para Deus. (Ver Fundamentos da Educação Cristã, pág. 82 e 83; Mensagens aos Jovens, pág. 36 e 37..

Nossa filosofia com respeito a política do mundo se baseia sobre os princípios estabelecidos nas Escrituras, expressos nos textos seguintes: Daniel 2:21; 5:21; 4:17 e 25; Mateus 22:16; João 19:11; Romanos 13:17; I Timóteo 2:1-3; Tito 3:1; Romanos 13:1-7; II Pedro 2:13-17; Atos 5:28 e 29.